Uma análise das condições de vida da população brasileira 2013
Os indicadores selecionados levam em conta os eixos de condições de vida, desigualdade e exclusão social, assim como as dimensões espaço e tempo no tratamento de cada um dos temas – Aspectos demográficos, Famílias e domicílios, Educação, Trabalho, Padrão de vida e distribuição de renda e Saúde – e estão ilustrados em tabelas e gráficos, para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e, em casos selecionados, também para Regiões Metropolitanas. São elaborados, principalmente, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2012, realizada pelo IBGE, e combinados a diversas outras fontes de dados, incluindo pesquisas e registros administrativos. As fontes internas analisadas contemplam, além da PNAD 2012, estatísticas da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008-2009, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC 2011, da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE 2012 e da Pesquisa Mensal de Emprego - PME 2002-2012. As fontes externas abarcam as bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, do Ministério da Educação, do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC e do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, ambos do Ministério da Saúde, bem como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego.
A publicação apresenta ainda um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.
A sistematização desses indicadores atende a recomendações internacionais e contribui para a compreensão das modificações nos perfis demográfico, social e econômico da população, possibilitando, assim, o monitoramento de políticas sociais