concurso de dança
MILACH, Ângela Machado; PEREIRA, Ana Paula; FARIAS, Luana Machado, BANDEIRA, Eliel de Oliveira; SILVA, Leda Steglich; DOMINGUES, Joelma.
VALERIO, Mirella Pinto angelamilach@gmail.com Evento: Seminário de extensão
Área do conhecimento: Direitos Humanos e Justiça
Palavras-chave terceira-idade, desenvolvimento humano e dança
1 INTRODUÇÃO
O Programa Núcleo Universitário da Terceira Idade – NUTI, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde 1994, é um conjunto articulado de projetos de extensão, integrados a atividades de pesquisa e de ensino sobre o desenvolvimento humano com foco no processo de envelhecimento. O objetivo do presente trabalho é apresentar o registro de 3 anos do Projeto de Extensão Dançar na Terceira Idade que foi contemplado com o Edital Proext 2013 – MEC/SESu.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra a tendência de crescimento da população mais velha. Idosos de 60 a 64 anos já somam dezenove milhões de pessoas. Indivíduos com mais de 65 anos superam a casa dos treze milhões, correspondendo, respectivamente a 10,2% e a 7,1% da população brasileira (BRASIL, 2007). No estado do Rio Grande do Sul existem 1 milhão e 400 mil idosos vivendo em solo gaúcho (SEADE, 2010). Já no município de Rio Grande, segundo o último censo do IBGE (2010), são 27.261 idosos, o que representa 13,8% da população.
Neste sentido, o crescimento da população idosa se torna um desafio econômico e social para governos e sociedade. Tal situação merece estudos políticas públicas específicas para um envelhecimento ativo, otimizando oportunidades de saúde (KALACHE, 2009). Pensando nessas questões, a FURG desenvolve desde 1994, o programa extensionista Núcleo Universitário da Terceira Idade (NUTI- FURG) voltado aos idosos do município do Rio Grande.
2 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
A ação de extensão do projeto Dançar na Terceira Idade da FURG ocorre no Centro