Teoria Geral da Am, Taylor e Ford
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CST em Gestão de Recursos Humanos
Reginaldo Pinto dos Santos
Dayane Ribeiro Fernandes
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
NATAL – RN
2014
Descrever o fordismo e citar as principais contribuições de Ford para a Administração Científica
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, ao qual se baseava a fabricação em massa.
A principal característica do fordismo foi a introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa específica, enquanto o automóvel (produto fabricado) se deslocava pelo interior da fábrica em uma espécie de esteira. Com isso, as máquinas ditavam o ritmo do trabalho.
O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, fato que provocava uma alienação física e psicológica nos operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel. Essa racionalização da produção proporcionou a popularização do automóvel de tal forma que os próprios operários puderam adquirir seus veículos.
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Assim então, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
O fordismo buscava produzir em larga escala, mantendo um padrão único, com pouca preocupação em relação a não conformidades e erros.
O fordismo foi o sistema de produção