Uma Abordagem em Gestão de Pessoas
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 17
"Uma instituição é como uma canção, não é formada por sons individuais, mas pelas relações entre eles." Peter Drucker
1 INTRODUÇÃO CHIAVENATO (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas. As empresas necessitam cada vez mais de uma política de recursos humanos estruturada e focada no desenvolvimento pessoal e, principalmente, alinhada com as necessidades da empresa. Pois esse é o seu principal papel: cuidar do aprimoramento das pessoas para o fortalecimento e crescimento da organização.
Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar, identificar e descrever alguns tópicos na área de gestão de pessoas diante de uma empresa real, a Lojas Americanas S. A., apresentando os processos e sistemas existentes na organização, embasando em conceitos e teorias.
2 DESENVOLVIMENTO REFERENCIAL TEÓRICO Histórico da organização
A Lojas Americanas foi fundada em 1929, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja que vendesse mercadorias com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa, no início do século 20. No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Vislumbraram no Brasil