Resenha sobre a Incorporação do conceito de de competências nas práticas da área de Gestão de Pessoas : Uma abordagem longitudinal
1. Introdução
Essa estratégia visa a detecção de talentos naturais e os convertem á agentes de suma importância em sua gestão. A competência é a habilidade da empresam identificar seus recursos e transformá-los em multiplicadores para a empresa.Ou seja, é um conjunto de habilidades tecnológicas e capacidades que mantes o sucesso da empresa.
2. Sobre o conceito de competências e sua evolução
2.1 Origens do conceito de competências
Em 1990 houve um imenso avanço na incorporação da competências na competitividade das empresas. Em 1992, acredita-se que as competências iriam além da união entre tecnologias e habilidades. Passa-se agora a destacar competências por níveis ou seja, encontrar onde cada um se destaca mais para tornar essa vantagem um positivo a favor da empresa e dos lucros. Surgem então as “competências distintas” que remete á vantagem competitiva e as “competências essências” que são as habilidades técnicas e administrativas que representam um aprendizado coletivo.
2.2 Níveis de Competências
2.2.1 Competências organizacionais
De 1986 á 2002 vários conceitos surgiram sobre a competência, porém o que podia-se notar era que a competência de uma empresa era ligada diretamente á capacidade que ela possui em lidar com o ambiente externo e interno bem como atuar de maneira eficiente no ambiente interno, alcançando a excelência em competências e vantagens competitivas.
2.2.2 Competências individuais McClelland (1973) ressalta que a competência esta relacionada a um desempenho superior que são acentuados pelas suas aptidões, habilidades e conhecimentos.
2.3 Sobre o alinhamento das competências organizacionais ás competências individuais É a avaliação das competências que define quais as capacidades da organização em cada uma das estratégias propostas ao longe das dimensões definidas na identificação das