Um olhar sobre o resultado do SARESP
ISSN 1982-0178
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA – UM
OLHAR SOBRE OS RESULTADOS DO SARESP
Camila Torino
Clayde Regina Mendes
Faculdade de Matemática
Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de
Tecnologias
camilatorino@gmail.com
Estudos e Pesquisas em Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de
Tecnologias
clayde@puc-campinas.edu.br
Resumo: A avaliação das capacidades cognitivas tem a sua história intimamente relacionada com dois pontos principais: as necessidades sociais de explicação do comportamento humano e as necessidades educacionais de comprovar o rendimento escolar dos alunos dos mais diferentes níveis educacionais. Nos dias atuais, confere-se um papel estratégico à avaliação tanto nos processos de mudanças, quanto nas reformas educacionais.
Sabemos que as habilidades são qualidades internas de uma pessoa para o desenvolvimento de uma atividade definida, ou seja, é uma característica psicológica individual que responde às exigências de uma determinada atividade e que influencia o sucesso no domínio criativo de uma atividade e, em vista disso, para o entendimento completo do desempenho do aluno é necessária uma abordagem multidisciplinar que agregue conhecimentos pelo menos da psicologia, da educação, da sociologia, da economia e inclusive da ciência política, em muitos momentos subsidiados pela coleta e análise de dados através de técnicas estatísticas apropriadas.
Sem dúvida alguma, para se melhorar a qualidade de ensino, é preciso, primeiro, que todos os envolvidos nos processos de avaliação educacional, consigam entender e decodificar os resultados dessas avaliações. Assim, nosso objetivo é buscar uma forma de decodificar e apresentar os resultados relativos às questões de Matemática do SARESP, de forma a facilitar sua compreensão e apropriação pelos envolvidos nos processos
de