Carteira de Ações
“Carteira de Acções”
Unidade Curricular: Mercado e Produtos Financeiros
Semestre: 1º
Lisboa, 9 de Novembro de 2012
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO……………………………………………………………………… 3
- RELATÓRIO 1 ……………………………………………………………………… 5
- RELATÓRIO 2 ……………………………………………………………………. 11
- RELATÓRIO FINAL …………………………………….……………………..… 14
- CONCLUSÃO …………………………………………………………………….. 16
- BIBLIOGRAFIA ………………………………………………………………….. 17
- ANEXO 1 …………………………………………………………………………. 18
2
INTRODUÇÃO
Este trabalho de grupo é elaborado no âmbito da unidade curricular de
Mercado e Produtos Financeiros com a finalidade de gerirmos uma carteira de acções. O trabalho contém três relatórios, o relatório da 1ª e 2ª semana e o relatório final, com as respectivas justificações das compras e das vendas.
Contudo apresentamos um breve resumo sobre as caraterísticas de uma Bolsa de Valores que é um centro de negociações privilegiado, onde se reúnem compradores e vendedores, no sentido de centralizar propostas e ofertas e servindo para promover e manter o crescimento económico de um país, já que é indispensável existirem fundos disponíveis para financiar a formação e a reposição do capital e a emissão de valores mobiliários, que é uma das formas que as empresas e os organismos públicos têm para obter os fundos de que necessitam. A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e líquido, adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efectuarem as suas transacções de compra e venda desses valores.
Os mercados de capitais são mais eficientes em países onde existem bolsas de valores bem estruturadas, transparentes e líquidas. Para que elas desempenhem as suas funções, o ambiente de negócios do país tem que ser livre e as regras devem ser claras. Nestes contextos, as bolsas podem beneficiar todos os