Carteira de Ações
Formas de negociação
Mercado à Vista
É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações. Quando há a realização do negócio, o comprador realiza o pagamento e o vendedor entrega as ações objeto da transação, no terceiro dia útil após a realização do negócio.
Mercado a Termo
São contratos para compra ou venda de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos.
Mercado de Opções
São contratos que garantem o direito ou venda de uma determinada ação dentro de um prazo estipulado, a um valor prefixado.
Mercado Futuro de Ações
São contratos de compra ou vendas de ações, a um preço acordado entre as partes, para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada. Normalmente, o esperado é que o preço do contrato futuro de uma determinada ação seja equivalente ao preço à vista, acrescido de uma fração correspondente à expectativa de taxas de juros entre o momento da negociação do contrato futuro de ações e a respectiva data de liquidação do contrato.
Como Montar uma Carteira de Longo Prazo
Todo investidor deveria destinar parte de seus recursos para aplicação em ações. O principal motivo é que, no longo prazo, o investimento em ações tem superado a maioria das aplicações. Para obter êxito nesse tipo de empreendimento, entretanto, é necessário que se observe algumas questões, que são fundamentais para o sucesso do seu investimento.
Qual percentual dos meus recursos devo destinar à compra de ações?
A primeira certeza que você precisa ter é de que o dinheiro destinado a esse investimento não será utilizado durante, pelo menos, os próximos 5 anos. Outra questão a considerar é a sua idade, pois estamos falando de um investimento de longo prazo. Assim, quanto