Um olhar sobre a familia do Idoso
A Instituição escolhida pelo grupo foi o Lar Evangélico Pastor Esperidião de Almeida- LEAL. A escolha ocorreu por indicação de um dos membros do grupo, que é evangélico e contribuí ao Lar sem conhecer de fato o seu funcionamento.
O Lar LEAL foi fundado em 1984, pelo Pastor Manoel Pereira Lima, onde o mesmo desempenha atualmente a função de diretor. O quadro de funcionários é composto por um médico, dois psicólogos, um fisioterapeuta, duas enfermeiras, uma farmacêutica, e quatro técnicas de enfermagem, uma assistente social, além da coordenação geral, das cozinheiras, lavadeiras, cuidadoras e de um motorista. Em relação à comodidade dos idosos do Lar, observamos que os quartos são separados por sexo, com no máximo três idosos por quarto. A estrutura física do Lar é composta por um pátio, uma sala de Tv, e um refeitório que serve também de sala de reunião e de atividades, como a escola dominical do idoso aos domingos de manhã.
O Lar abriga um total de 31 idosos, sendo 16 mulheres e 15 homens, onde a fonte de manutenção do Lar é proveniente do pagamento de um salário mínimo feito pelos idosos que lá residem, como também por doações das Igrejas Assembleia de Deus de Maceió.
O PENSAMENTO DO GRUPO ANTES DA VISITA
O grupo compartilhava sobre o mesmo pensamento acerca dos motivos que levavam um idoso a procurar um asilo. Antes da primeira visita ocorrida no dia 10 de novembro, em uma das nossas reuniões sobre a construção desse trabalho, o grupo tinha uma ideia bastante diferente daquela que hoje nós temos acerca do assunto. Acreditávamos que iríamos encontrar idosos abandonados pelos seus familiares, nunca passou pelo nosso pensamento que alguém teria a própria iniciativa de procurar um asilo. Dessa forma, acreditávamos que iríamos encontrar pessoas muito tristes, e talvez até mesmo mal cuidadas.
HISTÓRIA DOS IDOSOS E SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA
O senhor Gersino Olímpio, tem 76 anos procurou o Lar por vontade própria, esse