Projeto de pesquisa na realidade: novas teorias
Delimitação a partir do olhar Micro sociológico e do Cotidiano (Justificativa conceitual e o como estão presentes no tema a ser pesquisado):
O universo de pesquisa delimitado é o do preconceito para com os idosos institucionalizados. Ao analisar pelo olhar micro sociológico, que é o estudo de forma aprofundado de uma parte do todo cultural. Será analisado o preconceito e resistência da família ao deixar seus familiares em uma instituição, comparando situações em duas instituições diferentes em que residem idosos. A situação da resistência é algo que faz parte do cotidiano das famílias e da sociedade atual.
2º Nova Teoria com a justificativa da escolha e que tipo(s) de Método(s) e Técnicas devem ser utilizado a partir da teoria escolhida:
Etnopsiquiatria - Esta teoria desperta uma consciência critica, pois trabalha com uma parte da sociedade que precisa ser buscado os valores culturais de Aceitação, o qual é importante para entender os motivos do preconceito com os idosos institucionalizados.
Método ETNOGRÁFICO – DESCRITIVO: Coleta e Registro de Informações: Observação Participante na Realidade e o Registro dos dados;
PESQUISA DE CAMPO:
- Observação do não-verbalizado.
ENTREVISTAS: INDIVIDUAIS OU COLETIVAS:
- Dirigidas ou fechadas.
- Formulários ou questionário.
ESTUDO DE CASO: TEMÁTICO, INDIVIDUAL OU COLETIVO:
- Pesquisa História ou aprofundamento de um tema.
- História de vida.
- História do grupo ou instituição.
3º Enumerar alguns tipos de dados (informações) a serem coletadas a partir do uso de:
A. Observando o familiar: Idosos institucionalizados.
- Quantitativo e qualitativo: Pode-se usar o método quantitativo para colher dados mais “numéricos”, como quantos idosos a instituição possui, quantos funcionários, qual o valor cobrado para que o idoso possa viver lá, qual o tamanho do espaço físico que eles dispõe, com que frequência recebem visita, a duração das visitas, ou