Notas de Aula - DURKHEIM
Criador da sociologia na frança, autor da virada do século IX para o século XX;
Pai da Macrossociologia , onde há uma sociologia objetivista, ou seja, as leis da sociologia são iguais às leis da física, da biologia, iguais as ciências naturais; o que muda é o objeto, o método é o mesmo. Durkheim foi um sociólogo positivista.
Durkheim enfatiza a coletividade sobre o indivíduo (da mesma forma que Marx).
Segundo Durkheim as Leis são gerais, ou seja, ex. os conceitos de família são os mesmo em qualquer parte do mundo, em qualquer sociedade e em qualquer período de tempo. A lei da sociologia, para Durkheim, tem caráter totalmente científico.
Para Durkheim a sociologia para tem um objeto específico, que delimita e cria um novo campo de conhecimento, O fato Social.
Fato social é o conceito chave e explicativo para Durkheim, são as regras da sociedade coletiva que impõe o poder de coação sobre nós. É toda realidade externa que antecede o nascimento do indivíduo, ou seja, quando se nasce em uma sociedade ela já está estruturada, já existe regras morais, regas de vestuário e etc, ou seja, um ambiente cultural já pré-existente.
Fato social, para Durkheim, é observado como um objeto e tem uma conotação de existência no mundo real que nos atinge. Segundo Durkheim percebemos o fato social pelo poder coativo ou coercitivo que ele exerce sobre nós (pode ser coação física ou moral ou legal).
Coação tem um sentido amplo, coação podem ser os atos e costumes da sociedade, sendo física ou moral.
Quando o Fato Social é uma regra ele é classificado como cristalizado ou institucionalizados. – convenções escritas ou não no papel. Tem poder coativo que as regras da sociedade nos impõem, quando infringimos a essa regra sofremos uma coação podendo ser física ou moral.
Fato Social Não cristalizado ou espontâneo ou de correntes sociais são os imprevisto que acompanham a corrente humana na ação dela. Ex. Gargalhada coletiva, comoção coletiva, expressões de alegria e