cuidados com o Idoso
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL
CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO
Cuidado e Cuidador da Pessoa Idosa
Meine Siomara Alcântara
Mestre em Enfermagem / Historiadora
Natal/RN, Novembro de 2014
Cuidar do Outro
O que é CUIDAR?
Origem no latim cogitare, significando: imaginar, pensar, meditar, aplicar a atenção, o pensamento, a imaginação, refletir, ter cuidado consigo mesmo, com a sua saúde, a sua aparência e apresentação.
(Ferreira, 1996)
CUIDADO
Qual o seu significado?
• “(...) nas palavras de Martin Heidegger: “cuidado significa um fenômeno ontológico-existencial básico”. Traduzindo: um fenômeno que é a base possibilitadora da existência humana enquanto humana” BOFF,1999,p.34)
• COSTERANO (2001,p.29), nos diz que: “(...) ter cuidado de alguém ou alguma coisa é um sentimento inerente ao ser humano, ou seja, é natural da espécie humana, pois faz parte da luta pela sobrevivência e percorre toda a humanidade”.
Cuidar do Outro
O ser humano avançou em todas as áreas do conhecimento técnico e científico, mas se mostra distante e alheio ao cuidado consigo próprio (e com o outro).
(Jesus et al, 2001)
Cuidar do Outro
O hiperdesenvolvimento das tecnologias de ponta contribuiu para uma investigação orgânica cada vez mais exigente, assistindo-se a uma multiplicação de especializações que têm, muitas vezes, como efeito fender mais o corpo doente, fragmentar tarefas e tornar as relações humanas cada vez mais impessoais, longíquas e divididas (Collière, 1989)
A ARTE PERDIDA DO CUIDAR
Cuidar hoje, no
Terceiro Milênio, só pode ser entendido como cuidado científico, onde não haja lugar para rotina irresponsável, o fazer por fazer, a irreflexão, o domínio da técnica sobre outras dimensões da pessoa doente. (Gonçalves, Sena, 1998)
Cuidado é a compreensão do outro, a
interação