Um esquecimento chamado alzheimer
UM ESQUECIMENTO CHAMADO ALZHEIMER
Jéssica Pereira dos Santos¹
RESUMO
Com o passar do tempo e o avanço da idade já era esperado que começasse a aparecer vários tipos de doenças, como por exemplo, o Alzheimer. A doença de Alzheimer é uma afecção degenerativa do sistema nervoso, ou seja, as suas causas não são realmente conhecidas e manifestam-se por uma perda sistematizada anormalmente importante de certos grupos de neurônios.
Cada paciente de Alzheimer sofre a doença de uma forma individual, no entanto, existem pontos em comum, por exemplo, o sintoma primário mais comum é a perda de memória. Muitas vezes os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou de stress. No entanto, quando existe suspeitas da existência da doença o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos.
A doença de Alzheimer pode ter varias causas tais como: sexo, fatores genéticos, hereditariedade, traumatismos cranianos, e outros fatores.
A intervenção faz-se a nível psicossocial, terapia comportamental, reestruturação cognitiva e o respectivo tratamento medicamentoso. As demências são incuráveis, e urge uma intervenção bem estruturada de maneira a proporcionar alguma qualidade de vida digna para estes doentes. Todos os estudos de medidas para prevenir ou atrasar os efeitos do Alzheimer são frequentemente infrutíferos. Hoje em dia, não parecem existir provas para acreditar que qualquer medida de prevenção é definitivamente bem sucedida contra o Alzheimer.
Palavras-chave:
Alzheimer, doença de Alzheimer, demência, demências, envelhecimento.
___________________
Jéssica Pereira. Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade da Amazônia.
ABSTRACT
Con El tiempo y el envejecimiento se esperaba que comienzan a aparecerdiversas enfermedades tales como La enfermedad de Alzheimer. La enfermedad de Alzheimer ES um trastorno degenerativo Del sistema nervioso, ES decir, lãs causas no se conocen, y se manifiesta