Alzheimer
Alzheimer
Índice
1 Introdução Na aula de TIC, o professor apresentou um trabalho com tema à escolha. Vamos falar sobre a doença de Alzheimer. Escolhemos este tema para explicar a doença e como viver com a mesma.
2 Objetivos
Os objectivos deste trabalho são:
Perceber esta doença ;
Perceber os seus tratamentos, causas e sintomas;
Como viver com esta doença.
3 A doença
3.1 O que é?
Alzheimer é uma doença progressiva, de causa desconhecida tem mais preferência nas pessoas idosas.
É uma forma de demência cuja causa não se relaciona com a circulação, ou com a aterosclerose, devido à morte das células cerebrais responsáveis pela liberação de um neurotransmissor, a acetilcolina, que está ligada a processos da memoria, raciocínio lógico, julgamento, linguagem e também comportamento e capacidade da pessoa se orientar no tempo e no espaço. (anexo 1)
3.2 Causas A doença de Alzheimer ainda não é conhecida. Existem várias teorias, porém, aceita-se que seja uma doença geneticamente determinada, porém não é hereditária.
3.3 Sintomas No início são pequenos esquecimentos, normalmente aceitos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que vão se agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e, por vezes, agressivos. Passam a apresentar alteração da personalidade com distúrbios de conduta e terminam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. À medida que a doença evolui, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares do quotidiano como alimentação, higiene, vestimenta, entre outros.
3.4 Tratamento O Alzheimer é uma doença que não tem cura, porém os seus medicamentos não impedem a evolução da doença. Os medicamentos têm alguma utilidade no início da doença, porém penas amenizam ou retardam os