Alzheimer
É uma doença muito relacionada com a idade, afetando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os 15 anos.
cognitivas superiores, manifestando-se inicialmente por alterações da memória episódica. Estes défices amnésicos agravam-se com a progressão da doença, e são posteriormente acompanhados por défices visuo-espaciais e de linguagem. O início da doença pode muitas vezes dar-se com simples alterações de personalidade, com ideação paranóide. Os sintomas aparecem lentamente, com perda de memória, desorientação, depressão e deterioração de funções corporais, do comportamento. Os pacientes tornam-se confusos e, por vezes, agressivos. Terminam por não conhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados na frente do espelho. Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados.
É uma doença muito relacionada com a idade, afetando as pessoas com mais de 50 anos. A estimativa de vida para os pacientes situa-se entre os 2 e os