Fase da incerteza
Todos os dias tomamos decisões, sejam decisões Para agir ou para assumir uma opinião ou ponto de vista, todas as decisões que tomamos diariamente afetam o nosso futuro. E se há uma coisa que caracteriza o futuro é a incerteza.
O ambiente de negócios para empresas é carregado de incertezas, ainda mais quando se trata do macroambiente brasileiro, caracterizado por volatilidade, risco político, altas taxas de juros, inflação, legislação contraditória e ausência de transparência na contabilidade. Para evitar tais incertezas o planejamento de empresas inclui a analise de viabilidade financeira por métodos tradicionais a cada fase do processo de maturação ou a medida que surgem investimentos substancial a serem realizados.
Não admira, pois, que as técnicas de tomada de decisão, que ajudam a liderar com a incerteza, sejam, assim técnicas de grande valor para os gestores.
PEST:
Quando existe a necessidade e a oportunidade de uma empresa atuar no mercado, é importante que ela faça a analise dos cenários onde ela vai atuar.
A analise PEST surgiu da necessidade de se estudar e tentar mensurar fatores macroeconômicos das regiões onde a empresa atua. A analise destas dimensões dificilmente quantificáveis aliada a outros métodos de analise ambiente (fatores externos e internos) de uma organização, possibilitam a compreensão de ambientes complexos e em permanentes mudanças.
Para montar uma analise PEST, os seguintes fatores devem ser observados:
Político, Econômico, Social e Tecnológico.
AMBIENTE POLÍTICO : Inclui leis e regulamentações aplicáveis (normas) deve-se considerar, por exemplo, até que ponto uma mudança abrupta mo cenária político nacional (mudança de governo, de partido nacional, na legislação) podem afetar a organização. Cenários mais estáveis geralmente são mais favoráveis.
AMBIENTE ECONÔMICO: A analise da capacidade da empresa em liderar com diferentes estágios do ciclo econômico e suas influencias nesta, permite determinar, por exemplo,