Admin
Qual produto será fornecido? (qual é o escopo?)
Quando será fornecido? (qual o prazo?)
Quanto custará? (Qual o orçamento?)
Definição de projeto:
Um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados.
Projetos são sistemas ou sequências de atividades finitas, com começo, meio e fim bem definidos. Uma atividade repetitiva ou com duração contínua não é projeto e sim uma atividade funcional ou programa. Na prática não tem prazo exato para terminar, muitos terminam depois da data limite ou começam sem definição clara das datas de início e de conclusão. Às vezes, precisa ser suspenso ou prorrogado. O que aconteceria se não fossem realizadas no dia determinado? Apesar das dificuldades, a diminuição da margem de erro na previsão dos tempos e a conclusão dentro do prazo devem ser perseguidas como ideais da admin de projetos.
Que tem por objetivo fornecer um produto singular.
É o produto que será fornecido (escopo). Esses produtos classificam-se em 3: produtos físicos, conceituais e eventos.
Dentro de restrições orçamentárias.
Nenhum projeto trabalha com previsões orçamentárias exatas, mas com estimativas de custos, cuja precisão depende do tempo investido no planejamento. Para aumentar essa precisão é preciso planejar.
Produtos físicos: São tangíveis. Muitos projetos são atividades temporárias ao final das quais um item tangível deve ser fornecido.
Produtos conceituais: são intangíveis, como ideias, planejamento, montar um programa de um curso.
Produtos eventos: são produtos que consistem na realização de tarefas, serviços ou atividades. O projeto é a própria execução da atividade que, em geral, representa apenas a parte final de um conjunto de atividades de planejamento, organização e controle.
Nenhum projeto pertence a apenas um desses produtos, todo projeto sempre combina elementos físicos, conceitos e serviços.
Incerteza significa desconhecimento do