Admin
É o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial.
A pesquisa salarial deve conter as fases: de coleta; de tratamento estatístico e análise dos dados. Assim, podemos conhecer os salários praticados por outras empresas, bem como a reação do mercado à política salarial imposta pelo Governo.
É por meio da pesquisa salarial que alcançamos o “equilíbrio externo”, uma vez que pelos dados obtidos é construída a faixa salarial da empresa. E também fornece dados para a ponderação de manual de avaliação de cargos pelo método de pontos, quando da implantação do programa de administração de cargos e salários. Ela é elaborada no momento da implantação do Plano de Cargos e Salários e, posteriormente, realizada sistematicamente uma vez por ano, para acompanhamento dos salários do mercado de trabalho.
O processo de pesquisa salarial tem como grande objetivo apoiar as organizações na revisão da sua estratégia de remuneração apresentando os valores salariais, de benefícios e de remuneração variável praticado pelo mercado.
Com isso, o cliente consegue verificar se a estratégia de remuneração que possui está compatível com o mercado ou se necessita revisar sua tabela salarial e suas práticas de remuneração.
FASES PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA SALARIAL
Seleção dos cargos a serem pesquisados;
Seleção das empresas participantes;
Preparação do manual de coleta de dados;
Coleta de dados;
Tabulação dos dados;
Análise do resultado e recomendações;
Relatório aos participantes.
QUANDO E PARA QUE CONTRATAR?
A empresa contrata o serviço de Pesquisa Salarial quando necessita verificar se a estratégia de remuneração, benefícios e remuneração variável praticada na empresa esta compatível com o mercado.
Geralmente as principais características que levam a realização de uma pesquisa salarial são dificuldade na atração de profissionais capacitados, constante perda de talentos para o mercado, principalmente concorrentes e possível desmotivação e queda