J Ssica VT
CURSO: Edificações
DISCIPLINA: Instalações hidrossánitarias e Estruturas
PROFESSOR: Giulhiano Faria
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
EMPRESA: Lorenge
DATA: 28/03
1 – INTRODUÇÃO:
A visita técnica visa conhecimento das instalações e desenvolvimento por parte dos alunos para entender as condições da infraestrutura predial, equipamentos disponíveis e necessários, corpo técnico e até compreender como é feito a manutenção dos maquinários. O objetivo, além de proporcionar o conhecimento prático do processo de construção, é conhecer o planejamento e execução, e obter informações sobre o dia-a-dia dos funcionários, incluindo aspectos de segurança do trabalho.
2 - LOCAIS VISITADOS E DESENVOLVIMENTO DA VISITA TÉCNICA:
A obra visitada, o edifício Lorenge, será um edifico residencial e empresarial, construído em Campo Grande, próximo ao Estádio Kleber Andrade. O prédio contará com 12 pavimentos, com amplas garagens e área de lazer.
Foi feito uma visita aos pavimentos já com obras adiantadas, alguns faltando apenas o acabamento. Observando a estrutura, composta por drywall, foi comentada pelo orientador (participante da obra) que em locais com umidade (como banheiros) são usados na cor verde (RU), devido a resistência do material. Verificamos também, tubulações de água fria, água quente e para reserva técnica de incêndio. Próximo á garagem, verificamos a estrutura feita para suportar caixas d’água de 10,000 litros cada, foi informado que há tanto reservatórios inferiores, quanto superiores. Usaram mantas asfálticas (impermeabilização) nas lajes prediais devido a sua resistência contra rasgo, furo, compressão e tração. Foi mostrado o método utilizado para determinar a consistência do concreto, que é fundamental na definição da trabalhabilidade do concreto. Explicou-nos a composição dos traços para a produção do concreto estrutural, para chapisco de aderência, reboco interno, reboco externo, contrapiso e argamassa para assentamentos de alvenaria