Alzheimer
Rolim de moura – RO
2013
Doença de Alzheimer
2° período de enfermagem
Docente: Olavo Silva Valente.
Discente:
Aline Silva Barbosa
Jhenifer Lopes de Picoli Joselaine Gomes da Silva
Maria AngelaSchoupinski Vania Fogassa Coroa
Rolim de Moura – RO
2013
Introdução
A doença de Alzheimer começa geralmente, entre 40 e 90 anos. É mais frequente em mulheres que em homens pelo fato das mulheres terem a faixa etária de vida mais avançada. É caracterizado por um inicio gradual e pelo declínio progressivo das funções cognitivas, a memória e funções mais afetadas são inicialmente a linguagem e a orientação do individuo. A pessoa pode apresentar uma incapacidade para apreender e evocar novas informações.
A alteração de comportamento envolve depressão obsessão (pensamento, sentimento, ideia ou sensação intrusiva e persistente) e desconfianças, surtos de raiva com risco de atos violentos. A desorientação leva a pessoa a andar sem rumo podendo ser encontrado longe de casa em uma condição e total confusão. Aparece também alteração neurológica como problemas na marcha, na fala, no desempenhar uma função motora e na compreensão de que lhe e falado.
O diagnostico é de exclusão, isto é, só pode ser feito quanto não se encontra nenhuma outra causa. A rigor, tais diagnósticos só são realizados pós-morte através da biópsia cerebral, na qual apresenta alguns sinais característicos é exclusivo da doença. O histórico do paciente e exames clínicos além das técnicas de imagem cerebral como tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser úteis no diagnostico clinico. O Tratamento é paliativo e as medicações podem ser úteis para o manejo