O que é Alzheimer?
A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos.
A doença evolui gradualmente a medida que fragmentos de duas proteínas anormais se agregam, formando placas senis degenerescência fibrilar (Degenerescência é a ação ou efeito de degenerar, ou seja o mesmo que degeneração. Na medicina é utilizada pra designar a deterioração de um tecido ou órgão, na qual células especializadas são substituídas por outras menos especializadas ou na qual a função das células é prejudicada.), que se acumula no cérebro e matam as células cerebrais.
Etapas do Alzheimer no Cérebro.
1ªetapa: No hipocampo, que é a parte do cérebro onde as memórias são formadas primeiramente. Durante vários anos, as placas e as degenerescência fibrilar, lentamente, destroem o hipocampo e passa a ser cada vez mais complicado formas novas memórias. Simples lembranças de há poucas horas ou dias atrás, deviam estar presentes mas não estão.
2ªetapa: Do hipocampo a doença se dirigi para a região do cérebro onde a linguagem é processada, quando isso acontece, torna-se mais difícil encontrar a palavra certa.
3ªetapa: Após atingir a parte de linguagem, a doença se dirigi para a parte frontal do cérebro, responsável pelo pensamento lógico, gradualmente a pessoa passa a perder a capacidade para resolver problemas, compreender conceitos e situações e até mesmo realizar planos.
4ªetapa: A doença atinge a parte do cérebro onde as emoções são reguladas, quando ocorre isto, o doente gradualmente perde o controle dos estados de humor e dos sentimentos.
5ªetapa: Logo em seguida a doença atinge a parte do cérebro que atribui significado aquilo que nós vemos, ouvimos e cheiramos. Este estágio torna-se perigoso, pois a doença afeta os sentidos da pessoa, podendo provocar alucinações.
6ªetapa: Consequentemente, a doença chega a parte do cérebro onde estão armazenadas as