alzheimer
INTRODUÇÃO
Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento. O tratamento permite melhora na saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos. Com a evolução do quadro o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação. CID 10
Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10) é uma publicação oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de padronizar a codificação de doenças. A demência na doença de Alzheimer esta classificada em:
F00 - Demência na doença de Alzheimer
É uma doença cerebral degenerativa primaria de etiologia desconhecida com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. O transtorno é usualmente insidioso no inicio e se desenvolve lenta, mas continuamente durante um período de vários anos.
F00.0 - Demência na doença de Alzheimer de inicio precoce,
Demência na doença de Alzheimer com inicio abaixo dos 65 anos, com um curso de deterioração relativamente rápido e com transtornos múltiplos e marcantes das funções corticais superiores.
F00.1 - Demência na doença de Alzheimer de inicio tardio
Demência na doença de Alzheimer com inicio após a idade de 65 a 80 anos; evolui lentamente e se caracteriza essencialmente por uma deterioração da memoria.
F00.2 – Demência na doença de Alzheimer de, forma atípica ou mista
Demência atípica do tipo Alzheimer
F00.9 – Demência não especificada na doença de Alzheimer. CAUSAS
A causa do