Um engano de Christian Doppler
Biografia
Doppler era filho de Johann e Theresa Doppler. Veio de uma família de pedreiros que tinham um negócio bem-sucedido desde 1674. Porém, não pode trabalhar na empresa de seu pai por ter uma condição física frágil.
Fez o curso primário em Salzburgo, e o secundário em Linz, onde ficou evidente o talento de Doppler para Matemática.
Aos 19 anos, por recomendação de Simon Stampfer, professor do Liceu de Salzburgo, Christian estudou Física e Matemática no Instituto Politécnico de Viena (hoje Universidade Técnica de Viena).
Graduou-se em 1825, aos 21 anos, e voltou a Salzburgo, onde ensinara Física e Matemática. Voltou a Viena para estudar Matemática Avançada e Mecânica, e em 1829, após completar seus estudos, tornou-se assistente de Adam vom Burg, professor de Matemática Avançada e Mecânica da Universidade. Em 1831, ele publicou o primeiro dos 51 artigos científicos.
Porém, 1833 a 1835 foram anos decadentes para Doppler. Ele falhou em conseguir uma posição acadêmica e teve que sustentar como contador numa fábrica de algodão em Brück, perto de Brandeburgo. Nesse período, ele estava a ponto de desistir de tudo e emigrar para os Estados Unidos, tamanha a sua decepção com a carreira. Em 1835, ele vendeu seus bens e foi para Munique, quando lhe foi ofecerida uma vaga de professor de Matemática Básica e Geometria Prática na Escola Secundária de Praga.
Os anos seguintes foram muito cansativos. Além da pesquisa, sua posição incluía um pesado fardo de ensino, e Doppler teve que passar muitas horas em locais apertados, insalubres e salas de palestra lotadas. Comenta-se que foi durante esse período que ele contraiu a tuberculose que iria matá-lo.
Com um posto permanente e um salário melhor, Doppler se instalou em Praga e começou a constituir família. Em 1836, ele se casou com Mathilda Sturmand, e