Comparativo segurança Oscommerce e Magento
Caio Cesar A. Zanzarini; Luciano A Saraiva. Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – UNAERP
Curso de Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO
Sistemas CMS (Content Management System) focados em sistemas de comércio eletrônico são amplamente utilizados por instituições de pequeno a grande porte. Essas ferramentas permitem o rápido desenvolvimento de complexos sistemas de compras através da rede mundial de computadores a internet.
No mercado existem diversas ferramentas para o nicho de comércio eletrônico, porém, as características de segurança dessas ferramentas devem ser consideradas. Conforme Smith (2013) as empresas que trabalham com comércio eletrônico, necessitam de segurança em suas informações, pois não somente movimentam grandes valores monetários, mas a reputação de sua marca.
Segundo CERT (2005) apud Gehling e Stankard (2005), “Segurança na Internet tornou-se um problema constante e crescente como novas tecnologias e aplicações baseadas na Internet são desenvolvidas, o número de incidentes relacionados com a violação da segurança continua a aumentar”.
Este artigo tem como objetivo comparar as plataformas Magento e OScommerce de código livre nos quesitos segurança e confiabilidade.
REVISÃO DE LITERATURA
A utilização de CMS no comércio eletrônico ocorre por proporcionar alta produtividade, onde, as mudanças no site são feitas em tempo real e todos os detalhes técnicos são tratados pelo CMS. Permite que qualquer pessoa com as devidas permissões possa manter o mesmo atualizado, devido a sua, fácil compreensão por parte do usuário e redução de custos no projeto e desenvolvimento do sistema para comércio eletrônico, outra grande vantagem de um CMS é a possibilidade de crescer de uma forma sincronizada com o negócio.
Segundo Albertin (2008), “os participantes dos mercados eletrônicos se deparam com incertezas substanciais em