Projeto de Educação Ambiental
1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. TÍTULO: ECOnomia Sustentável 1.2. AUTORES: Camila dos Santos Ferreira, Márcia Lemos, Maria Janette Sato, Renata Serra, Susan Pinheiro. 1.3. PÚBLICO ALVO: Pais e Alunos da Escola “-------” e Comunidades próximas a mesma.
2. INTRODUÇÃO Garantir que haja recursos naturais suficientes para a manutenção da vida humana na Terra, tal qual a conhecemos, é, sem dúvida, o maior desafio deste século. Em consequência de um progresso irresponsável, acordamos (e parece que ainda muito sonolentos) para a obrigação de preservar o que ainda nos resta, e recuperar o que da Natureza foi retirado absurdamente.
Mesmo consumindo de maneira responsável, continuaremos precisando transformar os materiais naturais para garantirmos a manutenção da nossa espécie. Para minimizar os impactos de nossas ações e recuperar grande parte do que já foi consumido, podemos contar com a reciclagem.
3. JUSTIFICATIVA: Atualmente nos deparamos com um problema que caso não tenha a devida intervenção poderá ocasionar sérios danos ao planeta. Referimos-nos ao lixo. Observamos as comunidades próximas as nossas residências e os ambientes escolares de nossos bairros, todos chegamos a mesma conclusão: O tema reciclagem é abordado, porém não é tratado com a real importância que possui. Podemos ressaltar vários pontos para justificar a importância da reciclagem no nosso cotidiano. Entre eles o que Oliveira, Lima e Ferreira (2000) citam em seu artigo “ A reciclagem do lixo apresenta uma série de vantagens, dentre as quais o retardamento da exaustão das matérias-primas, o prolongamento da vida útil dos aterros de lixo, a redução de impactos ambientais locais e globais, a geração de renda e emprego, além da conservação de energia, que traz diversas externalidades positivas”. Além disso, notamos que o tratamento dado ao lixo domiciliar é algo que vem de hábitos familiares, logo existe a necessidade de reeducar a população para que separe os diferentes tipos de lixo