Projetos de Educação Ambiental
Tauá – CE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO 2.1 - 1º PROJETO: EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA 2.2 - 2º PROJETO: AQUI PULSA O CORAÇÃO DO SEMIÁRIDO 2.3 - 3º PROJETO: VIGILANTES DA ÁGUA 2.2 - 4º PROJETO: ESPAÇOS VERDES 2.3 - 5º PROJETO: SÃO JOÃO ECOLÓGICO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.
Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização a cerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação Ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores.
É nesse contexto que esse trabalho irá trazer cinco projetos de educação ambiental que foram aplicados em escolas públicas e que tiveram grande retorno positivo em relação á preservação do meio ambiente.
2. DESENVOLVIMENTO
1º PROJETO: EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA
O projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) tem como objetivo a produção de verduras e legumes de forma econômica, ambientalmente correta, adaptando-se as condições existentes em cada ambiente escolar e educando crianças para que