projeto educação ambiental
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS TUCURUI
TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
T301-2MD
REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO,
NO BAIRRO DO PALMARES II
TUCURUÍ
2014
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS TUCURUI
TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
T301-2MD
TUCURUÍ
2014
1. INTRODUÇÃO
É comum a população usar o óleo vegetal para o preparo dos alimentos, pois o processo de fritura é uma alternativa rápida para atender a falta de tempo das pessoas. Porém, essa ação tem provocado um grande volume de resíduos de fritura, que são despejados de forma incorreta no ambiente.
Este trabalho tem como objetivo, expor os impactos gerados pelo óleo ao meio ambiente, e por meio de uma oficina ensinar a confeccionar o sabão, no bairroPalmares II no município de Tucuruí/Pará.
Desta forma, pretendemos sensibilizar os moradores e estimulá-los a participar do projeto de educação ambiental, contribuindo, assim, para a preservação do meioambiente.
2. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
- Reutilizar o óleo vegetal dos moradores para a produção de sabão ecológico, no Bairro Palmares II, no município de Tucuruí/PA.
Objetivo Específico:
- Divulgar, através de palestras, os impactos causados no meio ambiente pelo despejo inadequado do óleo vegetal. - Realizar uma oficina de produção de sabão na comunidade, expondo a possibilidade de emprego e renda, deste modo mostrar as vantagens econômicas e ambientais.
3. JUSTIFICATIVA
A educação ambiental é essencial para sensibilizar a população e estimulara conscientização ecológica e à melhoria da qualidade de vida, realizando ações que visam ao desenvolvimento sustentável.
Patrick Geddes, considerado o ‘‘pai da educação ambiental’’, expressava a sua preocupação com os efeitos da revolução industrial, que desencadeava o processo de urbanização e suas