projeto de educação ambiental
O meio ambiente tem sido um dos temas mais debatidos na atualidade, tendo em vista que as transformações ocorridas ao longo dos séculos têm causado preocupações dadas às proporções dos danos causados pelo homem ao meio ambiente.
Falamos muito em sustentabilidade, preservação e conservação, porém, as ações para se reverter, ou ao menos minimizar os impactos que foram causados pela desmedida ânsia dos seres humanos em controlar o meio ambiente e retirar dele muito mais do que aquilo que seria necessário à sobrevivência, ainda são pequenas perto da grandiosidade dos prejuízos já causados. A Conferência de Estocolmo, em 1972, chamou a atenção do mundo para as questões ambientais e deu início a uma série de ações para que se pudessem estabelecer estratégias no sentido de procurar soluções para que a natureza pudesse ser protegida da ação negativa do homem na busca pela modernização e pelo lucro. Neste contexto, surge a Educação Ambiental, com a finalidade de estabelecer uma consciência ecológica voltada para a preservação do meio ambiente e sua utilização de maneira sustentável, ou seja, de forma a utilizar os recursos naturais sem agredi-lo. Assim, a legislação brasileira, por meio da Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental estabelecendo, no artigo 2º que: Art. 2º A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Porém, estabelece apenas que deve compor a educação nacional e estar presente em todas as modalidades de ensino, mas não institucionaliza como disciplina, não sendo assim, obrigatória.
Justificativa:
A questão ambiental constitui-se num dos temas mais discutidos nos dias atuais e também uma grande fonte de preocupação para um número cada vez mais crescente de pessoas, pois de acordo com os