Projeto de Educação Ambiental
Geografia e meio ambiente: uma abordagem lúdica sobre a educação ambiental nas séries iniciais.
Tema:
Educação ambiental.
Público Alvo:
Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Justificativa:
A questão da produção de resíduos e a preservação ambiental abrange diversos segmentos da sociedade, por isso, quando se propõe uma análise deste assunto é importante fazê-la de maneira multidisciplinar incluindo os aspectos ambientais, social e cultural.
De acordo com a ABNT (2004):
Denomina-se lixo ou resíduos sólidos, os restos das atividades humanas considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Normalmente apresentam-se sob estado sólido, semi-sólido ou semi-líquido (com conteúdo líquido insuficiente para que este possa fluir livremente).
Neste contexto, pode-se considerar que a problemática do lixo possui relevância indiscutível nas questões geográficas. A intervenção no ambiente, causando poluição de maneiras diferentes; a discussão referente aos níveis de consumo da sociedade atual e, principalmente, as relações sociais que se estabelecem em torno desta questão, são importantes objetos de estudo da Geografia.
A partir da avaliação da importância do assunto abordado na Geografia, procuramos direcionar nosso trabalho no sentido de compreender a educação ambiental e sua aplicabilidade nas escolas regulares de ensino fundamental através de uma abordagem lúdica.
A execução deste trabalho justifica-se pela relevância das questões referentes à preservação do meio ambiente e à sensibilização de todas as camadas sociais, buscando trabalhar, prioritariamente com as crianças do ensino infantil no município de Uberlândia.
Referencial Teórico:
Este projeto se preocupa em apontar aos professores das séries iniciais do ensino fundamental as possibilidades de se trabalhar a Geografia nesses anos de forma prazerosa e lúdica, sem deixar de se considerar as questões teóricas e curriculares. Para isso, consideramos