reflexologia
REFLEXOLOGIA
CURITIBA
2014
JULIANE DE OLIVEIRA DA COSTA
REFLEXOLOGIA
Trabalho apresentado a disciplina de metodologia cientifica do curso de Podologia do Instituto Filadélfia para obtenção de nota.
Prof: Melissa
CURITIBA
2014
RESUMO
Conhecida também como Reflexoterapia, a Reflexologia Podal é uma terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés, através de estimulação em pontos precisos (pontos reflexos) encontrados em zonas específicas dos pés para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.
Esta terapia parte do principio que todo nosso corpo está representado na zona dos pés. Ponto reflexo nada mais é que concentrações de terminações nervosas. E quando estas terminações são estimuladas através de uma pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por tal estimulo. Com esta técnica é possível ativar os processos curativos do próprio corpo. A Reflexologia é também considerada uma arte porque depende bastante da habilidade do terapeuta em aplicar o seu conhecimento, que é percebido na interação com quem está recebendo.
Tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão. Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada.
SUMÁRIO
1
ANATOMIA DO PÉ
2
REFLEXOLOGIA
3
HISTORIA
4
A LINGUAGEM DOS PÉS 5
CONCLUSÃO
6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 ANATOMIA DO PÉ
O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuídos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cubóide e os três cuneiformes); cincos ossos do metatarso; 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o