UFPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO FUNDAMENTOS SOCIOFILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA
ANO/SEMESTRE
SF321 – ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
60 h – 4 CR.
2014/II
HORÁRIO
3ª: 08:00h às 10:00h - 5ª: 08:00h às 10:00h
Início Previsto
16 de setembro de 2014 Término Previsto
22 de janeiro de 2015
PROFESSOR JUNOT CORNÉLIO MATOS. (Graduado em Filosofia pela UNICAP. Mestre em Filosofia Social pela UFPE e Doutor em Educação pela UNICAMP.)
antropoledu@gmail.com
Senha
antropologia
OBJETIVO: Levar o aluno a superar o etnocentrismo da escola atual deslegitimando a dicotomia “Cultura Erudita/Cultura Popular” oferecendo elementos de reflexão que o ajude a descobrir a riqueza dos seus valores, numa perspectiva do diálogo com as demais culturas, para repensa a nossa escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ①Refletir sobre algumas matrizes do conhecimento antropológico — como as noções de cultura, identidade, gênero, etnicidade, diversidade cultural, etnocentrismo, relativismo e multiculturalismo; ② Discutir sobre a relação cultura/educação buscando entender o papel da educação na formação da cultura brasileira; ③ Examinar a questão da dicotomia cultura popular versus cultura erudita. ④ Oportunizar o debate sobre o papel da diversidade cultural na prática pedagógica; ⑤ Favorecer a compreensão crítica dos aspectos sociais, históricos, culturais, educacionais e econômicos da comunidade onde se insere a escola.
EMENTA: Uma Introdução à Antropologia da Educação como instrumento teórico oferecido ao estudante de pedagogia para a compreensão do fenômeno educativo, enfocando a relação entre educação e cultura na sociedade em geral, e no Brasil em particular, examinando a questão da nossa dicotomia entre cultura erudita e cultura popular.
METODOLOGOGIA: O componente curricular está organizado em quatro blocos temáticos com o intento de propiciar uma