UFPE
1-Exemplos de problemas: absenteísmo, escassez de mão de obra e falta de motivação.No caso do absenteísmo é um problema empresarial que envolve desde a motivação até a cultura organizacional. Há uma hierarquia na tomada de decisão para a prevenção desses problemas. Sistemas como semana da qualidade de vida, área de saúde ocupacional, ginástica laboral e estímulo do líder, podem ajudar a manter o colaborador motivado a ir trabalhar. Porém tais decisões e implementação precisam da colaboração de diferentes níveis hierárquicos.
2- A contextualização de uma decisão proporciona uma melhor linha de ação, pois o conhecimento dos limites da empresa, da sua cultura organizacional e dos seus objetivos faz com que a implementação da decisão ocorra de forma mais eficiente.
3- A complexidade analítica traz problemas de diferentes variáveis a serem consideradas inerentes ao problema em si, enquanto que na complexidade organizacional existem situações diversas em que a relação entre as partes interessadas na decisão é simples. Os benefícios dessa decisão é mais foco e dados mais precisos.
4- É necessário a priori a compreensão do problema, e tal abordagem é complexa. Logo após é estabelecido os critérios de escolha de acordo com os objetivos. Em seguida, é preciso coletar informações para estimar as consequências de cada alternativa Posteriormente, é necessário escolher e implementar a decisão que pode estar sujeita a jogos de poder dentro da empresa.
5- No caso do absenteísmo, existe a necessidade de uma ordem superior para a adoção de políticas de motivação para o funcionário. Um colaborador de nível menor na hierarquia não está apto para estabelecer tais mudanças. É necessário a identificação do problema, de forma que, esta não seja feita de forma muito ampla e/ou restrita, pois as ações irão vir do resultado dessa identificação. Após entender o problema, seriam estabelecidos critérios de escolha para solucionar o