UFPE
POLO: Afrânio-PE
-ATIVIDADE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL-
Variação diatópica
A variação diatópica representa as variações que ocorrem por diferentes regiões. Os dialetos são as variações referentes a diferentes regiões geográficas, de acordo com cada cultural. Um exemplo disso é a palavra “mandioca” que, em certos lugares, recebe outras denominações, como “macaxeira” e “aipim”. Nesta modalidade também estão os sotaques, por isso escolhemos essa imagem.
Fonte:http://www.estudopratico.com.br/variacoes-linguisticas-diafasica-diatopica-diastratica-e-historica/
Variação Diastrática
O texto acima é um ótimo exemplo de variação diastrática. Essa variação ocorre por causa de fatores sociais e econômicos, encaixam-se neste grupo as gírias, que é o vocabulário usado para identificar certos grupos, como surfistas, cantores de rap, etc e os jargões, que são os termos técnicos usados por alguns profissionais.
Fonte: https://decifrandoalingua.wordpress.com/2013/02/27/variacoes-sociais-ou-culturais/
Variação diamésica
Essa variação estuda as diferenças entre a língua falada e língua escrita. Por exemplo, com a palavra “técnico”, escrevemos desta forma, mas, na fala pronunciamos “téquinico”. Nos telejornais, nos discursos políticos temos exemplos de língua falada, porém, nos mostra uma mensagem que foi escrita para posteriormente ser falada, como na imagem, por exemplo, mostra cena de um filme dublado.
Fonte: http://pernicie.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html
Variação diacrônica
A variação diacrônica apresenta uma mudança linguística histórica. No caso do Português Brasileiro, percebemos textos de outras épocas, o quanto o português contemporâneo é diferente do português arcaico. Abaixo estão algumas palavras que provavelmente nossos avós usavam e agora estão em desuso.
Fonte: https://linguisticaemfoco.files.wordpress.com/2013/10/palavras-em-desuso.jpg
Norma Padrão ou Norma Culta
É a forma correta de se escrever e pronunciar. É uma regra que deve