UFMG
Um desses grandes talentos é o professor Rochel um dos mais empreendedores da UFMG. Este doutor fundou a Vertti Ecotecnologias empresa que dá escala a mais de 20 projetos que ele e seus alunos desenvolveram ao longo dos últimos 20 anos, ganhou diversos prêmios internacionais entre eles, em 2012 o Global Startup Workshop do MIT. Rochel afirma que a UFMG é uma academia sem preconceito com os negócios.
Além disso, a Universidade é reconhecida pelo seu diferencial acadêmico, segundo Antonini Macedo diretor de pesquisas da Boeing no Brasil o foco da maioria das pesquisas da UFMG é aplicação prática, algo raro nas demais Universidades brasileiras. Várias empresas nacionais e internacionais como: Embraer, Promom, Boeing, Fiat entre outras frequentam os corredores da Universidade atrás de seus projetos inovadores.
Um dos maiores desafios dessa Universidade é aumentar os investimentos em pesquisa de ponta e atrair professores e alunos através da internacionalização, para tal se faz necessário um novo modelo de gestão de pessoas com planejamento definido onde a prioridade seja investir na atração e retenção de talentos tanto no corpo docente como junto aos alunos.
De acordo com Chiavenato (2008), o planejamento de pessoas é fundamental para que a empresa tenha clareza sobre sua necessidade de pessoas ao longo do tempo, tanto em termos de número de pessoas, como em termos de qualidade e competências.
O foco principal desse novo modelo de gestão dever ser realizado pensando no desenvolvimento mútuo tanto de professores como dos alunos, bem como na redefinição dos papéis de ambos visando fomentar a inovação, empreendedorismo e