UEFI
Criado por Pedro Pinto em 11 de Fevereiro de 2013 | Categoria: Linux | 138 comentários
Na passada sexta-feira decidi aventurar-me na instalação do Linux Ubuntu 12.10 em Dual boot com o Windows 8. Consciente das dificuldades que iria ter por causa da interface de firmware UEFI, encarei todo o processo como um grande desafio até porque ainda não há muita informação credível sobre todo este processo e as queixas por parte dos utilizadores são imensas (assustador).
Depois de muitas e muitas tentativas, aqui fica o nosso tutorial que ensina como colocar finalmente, em dual boot, o Windows 8 e o Ubuntu 12.10, em sistemas que usem UEFI/Secure boot.
O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e contornar as limitações do BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que ha assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc etc.
A verdade é que as queixas do mundo Linux relativamente a todo este mecanismo não são em vão. Não é fácil meter outro sistema ao lado do Windows 8 quando usamos UEFI/Secure boot. A produção deste tutorial envolveu 3 dias de trabalho a instalar/desinstalar sistemas e a tentar encontrar uma solução.
Para quem pretender colocar o Ubuntu 12.10 em dual boot com o Windows 8 deve seguir os seguintes passos:
Pré-REQUISITOS
Necessário o que Ubuntu 12.10 seja de 64 bits (segundo informações a versão de 32 bits não é compatível com sistemas que usem UEFI/secureboot – ver aqui)
No meu caso a instalação do Ubuntu 12.10 foi feita através de uma PenUSB. Usei o Lili USB Creator para criar uma pen USB de arranque com o Ubuntu.
Muito importante: Para que