Análise
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL.
CRISTIAN EDUARDO MAY
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO COMPARANDO COM A VISITA AO CENTRO LEONEL DE MOURA BRIZOLA
MEDIANEIRA 2014 O Livro “Uma Escola para o Povo” nos mostra como um professor deve trabalhar, evidenciando quais métodos, objetivos e conteúdos utilizar e ainda como o professor tem que se posicionar na frente de uma turma.
No mesmo livro é destacado dois tipos de professores, o primeiro é o Professor Policial, ele é autoritário, muito rígido, ele manda na sala, não deixa ninguém opinar, para ele ninguém tem o direito de questionar, mas deve escutá-lo assim adquirindo o conhecimento em silêncio. O segundo é o Professor Povo aquele considerado “bonzinho”, pois ele não leva em consideração somente o que o aluno sabe, mas também o seu conhecimento, ele explica a matéria varias vezes se for necessário, deixa os alunos debaterem sobre o assunto que esta sendo estudado, formando assim um aluno critico, e também ajudando para diminuir a evasão,exclusão,desistência e a repetência.
Neste livro é exposto como o professor deve trabalhar em sala, priorizando evitar os problemas apresentados pela escola. Ele deve se preparar para enfrentar qualquer aluno, colidindo com a realidade de cada um, lidando com diferenças econômicas, sociais e aprendizagem. Sendo assim é evidenciado que o aluno que vem da classe alta e média terá uma maior facilidade de aprender, já o aluno que vem da classe baixa terá um pouco mais de dificuldade, isso por causa do meio em que vive. O professor não deve abster-se de problemas como a exclusão e a evasão, para evitar isso tem que trabalhar sobre as diversas culturas, gêneros e religiosidades.
No dia 12 de Novembro de 2014 foi realizada uma visita ao Centro de Convivência Escola/Bairro Leonel de Moura Brizola. Nesse dia conhecemos o centro juntamente com a