Mito da Caverna
Turma: 1º B-Ciências Contábeis.
Alegoria do Mito da Caverna
Resumidamente, a história do Mito da caverna trata de pessoas acorrentadas, presas em uma caverna onde a visão do mundo exterior era limitada à sombras refletidas no fundo da parede.
Estas pessoas nasceram e cresceram dentro desta caverna e permaneceram no fundo dela, sem nenhuma noção do que havia fora dela, somente das sombras projetadas na parede.
Certo dia, um dos habitantes resolveu sair da caverna e logo ficou cego devido à claridade da luz. Aos poucos, ficou encantado com àquele mundo, totalmente diferente daquele que estava acostumado. Voltou para a caverna para contar aos companheiros tudo que havia visto e mostra-los o mundo exterior. Os companheiros se revoltaram contra ele e o mataram, pensando ser loucura tudo que havia sido dito.
Relacionando este mito com a realidade podemos perceber que muitas são as cavernas que nos aprisionam. O preconceito, por exemplo, é escolher estar no fundo da caverna acorrentado a uma visão de verdade absoluta, da qual precisamos aprender a questionar.
Somos aprisionados pelo preconceito, pela mídia, pelo dinheiro e perdemos a visão de mundo para termos uma percepção muito individual.
Somos levados à pensar, a partir da cosmovisão do mundo dos negócios, que a felicidade é pode comprada em formas de mercadorias e juntos dela a sensação de prazer e bem estar instantâneo.
Estas influencias fazem com que vejamos a realidade de uma forma distorcida, nos mantendo no fundo da caverna.
Pelas dificuldades passadas pelo prisioneiro para que pudesse ter a liberdade, podemos entender que a chegada ao conhecimento requer sacrifícios, assim também como na realidade.
Penso que a Filosofia tem um papel muito importante na busca por esta liberdade de chegar ao conhecimento, através do questionamento e da dúvida em busca pela verdade.
Fazemos parte de uma sociedade sem forma própria, chamo a atenção para este fato,