Uefi
-Nelson Neves 29017
-Ruben Domingues 29021 -> 2ºGEI – 2010/2011 <-
Índice Introdução 3 O que é a placa gráfica? 4 Interface de Conexão 6 Conversão de Dados 7 Tecnologia Multi-GPU 8 Processos de Renderização 10 API’s (Interfaces de programação de aplicativos) 11 Placas Gráficas e o Mercado Actual 12 Conclusão 13
Introdução
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de sistemas digitais e arquitectura de computadores, relativo ao módulo 8, solicitado pela professora Ana Fernandes.
Temos como principal objectivo, obter mais conhecimentos deste componente tão fundamental num computador, esperamos ficar a conhecer o seu funcionamento e quais são as suas principais funções.
Durante este trabalho vamos abordar assuntos relacionados com as conexões das gráficas, os seus GPU’s, memórias e preços a nível do mercado, mas com certeza que no decorrer da realização deste trabalho iremos encontrar mais informação e assim abordaremos mais assuntos sobre este tema.
O que é a placa gráfica?
A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa gráfica e por ordem do processador. Quanto mais memória de vídeo existir no sistema, melhor é a resolução e mais cores são possíveis de representar.
Funcionamento
A placa gráfica funciona da seguinte forma: envia pixéis gráficos para um ecrã, bem como um conjunto de manipulação de gráficos simples: * Deslocação dos blocos (cursor do rato); * Traçado de linhas; * Traçado de polígonos.
As placas gráficas recentes estão equipadas com processadores especializados no cálculo de cenários gráficos complexos em 3D.
Constituição de uma placa gráfica
A placa gráfica é constituída por um GPU, por uma RAM, por um conversor que converte dados digitais em analógicos que é o RAMDAC, por portas de saída que podem ser VGA, DVI, HDMI ou/e