Ubiquidade tecnológica
N° 2 - Marcelo Pereira
1
Mainframe - 3
Computação
Ubíqua - 5
Computação
Pessoal - 4
Singularidade Tecnológica - 6
Sumário
Projeto Blue Brain
- 9
BioHacking - 11
Comentários do escritor - 12
Referências - 13
Mainframe
Mainframe é um computador de grande porte, ja usado por grandes empresas, inclusive a PUC e hoje em dia ainda há lugares que o utilizam. Seu objetivo é fornecer serviço de processamento a várias pessoas, sendo utilizado com um grande servidor.
Também realizam operações em uma velocidade incrivelmente grande, sobre uma grande quantidade de dados. Com a tecnologia de hoje, esses mainframes não ocupam mais o tamanho de um sala, e sim o tamanho aproximado a uma pequena estante.
3
Computação Pessoal
Em 1976 Steve Jobs e Steve Wozniak iniciaram uma empresa que revolucionou o mundo com a computação pessoal. Com os computadores Apple 1 e Apple 2, pessoas normais estavam ao alcance de computadores, já que eles cabiam em cima de mesas e tinha um custo relativamente barato, diferentemente dos computadores de grandes empresas que eram enormes e além de caros, nada fáceis de serem usados. A partir daí, vários computadores pessoais começaram a ser lançados por empresas diferentes, com vários modelos e especificações. E, hoje em dia, é bem normal uma pessoa ter um computador pessoal em sua casa ou em seu escritório.
Computação Ubíqua
É o termo usado para designar a tecnologia que está em todo o lugar e tambem uma tecnologia “invisível”, no sentido de que as pessoas usariam este tecnologia sem ao menos perceber.
Seria um mundo completamento conectado, apesar de nós ainda não termos chegado a esse nível de tecnologia, ela ja foi iniciada através da internet, laptops, celulares, Wi-Fi e etc.
5
Singularidade Tecnológica
Singularidade tecnólogica é um nome dado a um evento de grande avanço tecnológico em um curto espaço de tempo, sendo tão importante como a aparição da vida humana na