it doens´t matter
IT DOESN’T MATTER
Resenha Técnica
Em maio de 2003, o escritor Nicholas Carr publicou um artigo de dez páginas na Revista Harvard Business Review, intitulado “Tecnologia da Informação Não Importa”, (título original It Doesn’t Matter), no qual ele aborda a questão do avanço da Tecnologia da Informação através dos últimos tempos, traçando um paralelo entre ela e as tecnologias passadas, fazendo um passeio pelas inovações tecnológicas ao longo dos dois últimos séculos, até a exposição de sua visão quanto a importância da TI como ferramenta estratégica nos negócios. O artigo gerou enorme polêmica, criando discussão acirrada no mundo tecnológico, levando vários críticos e especialistas da área a se posicionarem quanto ao conteúdo crítico do artigo.
Dessume-se do artigo que o autor faz uma abordagem descritiva sobre o avanço da TI no mundo cotidiano, desde o seu aprimoramento em 1968, quando um jovem engenheiro da Intel, descobriu um jeito de como colocar os circuitos necessários ao processamento de um computador em uma placa de silicone, gerando, a partir daí, os desktops, rede local e de longa distância, software empresarial e a internet, quando, ao seu ver, a tecnologia da informação era um diferencial, dada a sua escassez, até a perda da vantagem competitiva, dada a sua ubiquidade no mundo dos negócios.
Segundo o autor, apesar de todo o avanço da Tecnologia da Informação, do seu “boom” nos negócios ao redor do mundo, e de sua potência e onipresença cada vez mais crescente, mais o seu valor estratégico tem diminuído. Isto porque, de acordo com o autor “o que faz um recurso verdadeiramente estratégico – o que dá a ele a capacidade de ser a base para uma vantagem competitiva sustentável – não é ubiquidade e sim escassez”. A vantagem competitiva sobre os rivais advém do fato de uma empresa ter ou fazer algo que os concorrentes não pode ter ou