Relatório de microbiologia
FACULDADES DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ALINE CÁSSIO
ANNA TERRA GONÇALVES GUADANINI
DÉBORA GOMES
LEANDRO BERNARDES DE OLIVEIRA
RAFAEL DOUGLAS ALVES
RELATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA
BELO HORIZONTE
2011
ÍNDICE
Prática 1 – Ubiquidade
Prática 2 – Assepsia
Prática 3 – Meios de Cultura
Prática 4 – Microscopia
Prática 5 – Testes bioquímicos
3 x y z w
PRÁTICA 1 – UBIQUIDADE
1. OBJETIVOS
Verificar a presença de microrganismos em determinados ambientes por meio da utilização e análise de meios de cultura.
2. MATERIAIS
* 3 placas de petri * Meio de cultura Ágar nutriente * Cronômetro
3. METODOLOGIA
A turma foi divida em quatro grupos e cada um ficou responsável por analisar a microbiota existente em quatro ambientes distintos. Foram escolhidos como local para realização dos testes ambientais a biblioteca, um laboratório de informática, uma mesa da cantina e um bebedouro.
Este grupo escolheu como ambiente de análise a biblioteca, uma vez que apesar de ser um ambiente relativamente tranquilo, tem-se um grande fluxo de pessoas. A intenção é averiguar a influência das rotinas da biblioteca nos microrganismos presentes nela.
Cada grupo levou para o local escolhido três placas de preti contendo ágar nutriente e expos as três placas ao ambiente. Foi cronometrado o tempo de exposição das placas, sendo que a primeira permaneceu exposta por 5 minutos, a segunda permaneceu exposta por 10 minutos e a terceira por quinze minutos, sendo cada placa fechada após o prazo determinado.
Após o período de exposição, as placas foram guardadas em estufa com temperatura ambiente por um período de 24 a 48 horas para ocorrer o crescimento ou a formação de colônias dos microrganismos. Depois deste tempo as placas foram transferidas para uma geladeira na faixa de 2°C a 8°C, para paralisarem o crescimento dos microrganismos até que fosse possível na próxima