Tópicos sobre hipercolesterolemia
Perguntas:
f) 1. Qual a relação entre aterosclerose e hipercolesterolemia?
A hipercolesterolemia se caracteriza pelos elevados níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade) e de colesterol total (a soma das concentrações de todas lipoproteínas, das de mais baixa densidade às de maior). O corpo humano, por motivos diversos (de falhas genéticas a maus hábitos de vida), não possui artifícios suficientes para a degradação ou utilização de todas essas lipoproteínas; como as células não as internalizam, elas ficam livres no sangue e aos poucos, principalmente as de baixa densidade (com maior concentração de colesterol) vão se depositando nas paredes dos vasos sanguíneos formando a placa de ateroma, quanto maior o depósito, menos irrigação sanguínea as paredes dos vasos terão e chegará a dificultar a passagem do sangue, ao se chegar a esse ponto, dá-se o nome de aterosclerose, demonstrando-se, assim, a relação entre hipercolesterolemia e aterosclerose.
g) Explique a origem das LDL.
As LDL podem ser provenientes de dois processos diferentes, sendo eles os exógenos e os endógenos. Ao se tratar dos exógenos, o corpo transforma o produto glicídico em VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade) e é transportado para o fígado em forma de quilomícrons, a qual vai sendo transformada pelo corpo em LDL, pois as células do corpo tem maior quantidade de receptores de LDL, essa transformação se dá por retirada de triglicerídeos e ganho de colesterol, em concentração. Através da via endógena o colesterol é construído a partir do acetil-Coa, com o uso do NADPH da via das pentoses, principalmente no fígado, e para não sobrecarregar as células em colesterol, este é transformado em LDL e levado ao sangue, até que o corpo o utilize ou armazene.
h) Qual é o provável mecanismo de hipercolesterolemia neste caso?
Como, no caso, o paciente que apresenta a doença ainda é jovem (o que não é o mais usual), e há um histórico de três parentes próximos com a mesma