FARMOCOLOGIA
FARMACOLÓGICAS
COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE PROFESSORA ANTUSA
Trabalho apresentado ao professor: Paulo Filho, ministrante da disciplina de química e apresentado pela aluna: Dyene Helen
Veloso do 3º ano D (noturno).
CAMPOS BELOS –GO / NOVEMBRO DE 2014
FARMACOLOGIA
A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Como ciência nasceu em meados do século XIX. Se essas substâncias têm propriedades medicinais, elas são referidas como "substâncias farmacêuticas". O campo abrange a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que possam ser usados no tratamento de doenças.
Esta ciência engloba o conhecimento da história, origem, propriedades físicas e químicas, associações, efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos para seu uso terapêutico ou não.
Portanto farmacologia é a ciência que estuda, medicamentos ou substâncias capazes de alterar funções ou estruturas do organismo vivo.
DROGAS FARMACOLÓGICAS
ANTIBIÓTICOS: Os antibióticos são fármacos (medicamento) empregados no tratamento de infecções. Algumas destas substâncias são totalmente artificiais, mas existem aquelas produzidas a partir de organismos vivos, tais como fungos e bactérias. Estes medicamentos têm o poder de destruir ou controlar o crescimento de organismos infecciosos do corpo.
Existe um grande número de classificações dos antibióticos, a mais habitual os agrupa em função de seu mecanismo de ação perante os agentes causadores de infecção, quer dizer, alguns lesionam a parede da célula, outros alteram a membrana celular. A maior parte deles inibe a síntese de ácidos nucléicos, os polímeros constituintes da célula bacteriana. Outra classificação agrupa os antibióticos em função das bactérias contra as quais são eficazes: