Percepção do Processo Saúde-doença: Significados e Valores da Educação em Saúde
IEC em Saúde Coletiva
Disciplina: Determinantes do Processo Saúde Doença
Professora: Roseli
Percepção do Processo Saúde-doença:
Significados e Valores da Educação em Saúde
Pércia Pereira Lima¹
Ana Maria Chagas Sette Câmara; Vinícius Lins Costa Melo; Maria Gabriela Pimentel Gomes; Bruna Calado Pena; Ana Paula da Silva; Kênia Marice de Oliveira; Ana Paula de Sousa Moraes; Gabriella Rodrigues Coelho; Luciana Ribeiro Victorino
Percepção do Processo Saúde-doença: Significados e Valores da Educação em Saúde, tem por objetivo discutir a percepção de conceitos como saúde e doença com profissionais do Programa de Saúde da Família, considerando que esse conhecimento é de fundamental importância para se desenvolver práticas educativas em saúde.
O artigo se inicia com a complexidade da vida contemporânea, as diversidades existentes em novos hábitos de vida através da globalização que alteram a qualidade de vida da população, o que causou mudanças no comportamento das pessoas e consequentemente ao agravo da saúde. Os autores partem do Segundo Relatório Mundial de Saúde (2003) ao mencionar que dos seis principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças e agravos não transmissíveis, cinco estão intimamente ligados à alimentação e à atividade física – hipertensão arterial, hipercolesterolemia, baixo consumo de frutas e vegetais, excesso de peso corporal e atividade física insuficiente. Além de enfocar o sedentarismo como o fator de risco de maior prevalência na população, independente do sexo.
Diante desse cenário, observa-se a dimensão da importância da educação em saúde a orientação de hábitos de vida saudáveis pelos profissionais de saúde do PSF, estes são atores sociais responsáveis pela democratização do conhecimento do processo saúde-doença, uma das diretrizes da ESF.
O artigo, com 11 páginas, está dividido em tópicos: “resumo”, “introdução”, “a educação em saúde”, “representações de saúde e