Tecnicas
É sabido que alimentação saudável durante o período gestacional é fundamental para uma gravidez bem sucedida e tranquila. Alimentando-se de forma correta, a futura mamãe terá ganho de peso adequado às recomendações obstétricas e prevenirá deficiências de vitaminas e nutrientes que potencialmente prejudicam o desenvolvimento do bebê, além de favorecer o retorno ao peso habitual no pós parto.
A alimentação da gestante deverá seguir as recomendações da pirâmide dos alimentos, salientando-se a importância do acréscimo de algumas porções para suprir as necessidades aumentadas de nutrientes importantes para a formação e desenvolvimento do bebê e, ainda, garantir o estado nutricional da gestante.
As necessidades protéico-calóricas devem ser adaptadas após minuciosa avaliação nutricional da gestante, tendo em vista fatores como idade, peso pré gestacional, paridade, ganho de peso em outras gestações, atividade física praticada, atividade laboral, entre outros.
As recomendações de alguns nutrientes também aumentam durante a gravidez, pois fazem parte da formação e do crescimento do bebê principalmente cálcio, fósforo, vitamina D,vitaminas do complexo B, em especial B1 e B12, ácido fólico,zinco e ferro.
Alguns alimentos merecem atenção especial nesse período, entre estão as frutas frescas, leite, queijos, carnes, verduras, cereais integrais e oleaginosas. São alimentos absolutamente essenciais na dieta da gestante já que esses fornecem boas doses de vitaminas, minerais e fibras. Alguns vegetais folhosos de coloração verde escura são excelentes fontes de ferro e ácido fólico, nutriente indispensável para a formação do sistema nervoso fetal. Frutas cítricas oferecem grandes quantidades de vitamina C, favorecendo o aumento da absorção de ferro. É indispensável que se coma ao menos quatro porções diárias desse grupo de alimentos, de preferência crus e, sempre que possível, com casca. Salmão, bacalhau, truta, camarão,