tópicos especiais para a inclusão educacional
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA – PARFOR - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Aluna: Leila Ribeiro Ra: 71683
TÓPICOS ESPECIAIS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL
Primeira Atividade Avaliativa
DOCENTES RESPONSÁVEIS:
Lucinéia Maria Lazaretti
Solange Franci Raimundo Yaegashi
Maringá – PR
2014
1. De acordo com o capítulo 3 do livro, em 2011 a Presidente Dilma Rousseff assinou o Decreto presidencial nº 7611/11 que define o público alvo da educação especial. Quais seriam, de acordo com o referido Decreto, os estudantes a quem se destinaria os serviços de apoio especializado?
De acordo com o referido Decreto os estudantes a quem se destinariam os serviços de apoio especializado seriam os estudantes tanto com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento quanto com altas habilidades. O Decreto define o atendimento educacional especializado, as atividades envolvidas na acessibilidade e os atendimentos pedagógicos organizados pela instituição escolar, ele trouxe de volta a possibilidade de desenvolver o atendimento educacional especializado na rede regular de ensino, em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares, e em escolas especiais ou especializadas.
2. No capítulo 6 do livro, a autora trata do atendimento especializado a área de surdez. Tendo por base esse capítulo responda: 1) o que significa a sigla TILS; 2) qual o papel atribuído a esse profissional no cenário da educação inclusiva para alunos surdos?
A sigla TILS significa: Tradutor/Intérprete de língua de sinais.
O papel atribuído a esse profissional no cenário da educação inclusiva para alunos surdos é o de ser o mediador na comunicação entre surdos e ouvintes e ouvintes e surdos, sendo também visto como uma ferramenta de inclusão, ele tem competência lingüística em LIBRAS/ língua portuguesa e atua