libras e o desafio da inclusão
NUNES, Vera Lucia Menmdonça 2
RESUMO
A Língua de Sinais Brasileira é composta por sinais próprios da comunidade de nosso País. Ela segue o mesmo princípio das línguas orais. Absorvem os aspectos culturais dos usuários, inclusive os regionalismos, as expressões típicas, as gírias. É uma língua viva, cada país tem a sua língua, ela não é universal, então, quando se promove a inclusão, ensina-se a todos os alunos sem distinção, permite-se o respeito ao direito à educação com qualidade mesmo que esta seja diferenciada das outras modalidades, pressupõe o respeito ao modo e tempo de aprendizagem do aluno, pressupõe dar condições de igualdade de acesso ao conhecimento.
Palavras-chave:Língua.Libras. Inclusão.
ABSTRACT
Words-Key:
1 INTRODUÇÃO O presente artigo tem como tema "Libras e o Desafio da Inclusão". O seu desenvolvimento é dividido em três tópicos, o primeiro fala sobre "A História da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e aponta idéias como de: Silveira (1994), Salles (2004) e Ferreira Brito.
O segundo tópico é estudado a seguinte questão: "O Desafio da Inclusão", onde fala-se que o desafio de construir uma sociedade democrática com base na igualdade e na liberdade é posto em debate no inicio do século XXI. Nesta parte do trabalho são mostradas idéias de autores como: Bueno (1993), Amaral (1993), Nunes e Ferreira (1994), Glat et. al (1994), Torezan, Moreno, Reeily (1995), Sassaki (1999), Salles (2007), Vitaliano, Dall'Acqua e Brochado (2010).
O terceiro tópico estudado no desenvolvimento do artigo fala sobre "As dificuldades em sala de aula de um aluno surdo". Este tópico mostra que em sala de aula é percebido que os alunos com surdez enfrentam dificuldades na assimilação de conteúdos em decorrência da perda da audição, e da forma como são estruturados as propostas educacionais. Este tópico conta com as ideias dos