Tópico 1 tema: educação a distância, novas tecnologias e postura do professor objetivos: compreender que com o surgimento da educação a distância e os recursos tecnológicos utilizados para sua viabilização, o professor
Sobre a história da EAD é possível perceber que esta modalidade de educação sempre esteve mais propícia ao uso das tecnologias de comunicação do que o ensino presencial, onde a EAD, soube tirar mais proveito dos avanços tecnológicos. Por outro lado, o ensino presencial se manteve, pra não dizer Conservador, mais cauteloso quanto ao uso desses recursos, havendo a necessidade de adaptação as novas tecnologias.
2º Ponto- Práticas de ensino da educação à Distância para o Ensino Presencial com as Novas Tecnologias.
No meu ponto de vista, a EAD rompeu a centralidade no ensino presencial, iniciando uma nova etapa histórica do ensino. A EAD entrou como mais uma alternativa para a expansão da rede de educação, formando novas práticas metodológicas. Ao contrário de ensino presencial, há uma convergência, onde o professor é desafiado a dominar novas tecnologias, dialogar novas práticas com profissionais de outras áreas, adaptar-se aos materiais didáticos a linguagem multimídia-didática, ter versatilidade diante das mudanças e desconstruir conceitos relacionados a uma cultura do ensino presencial.
Conclusão. De um lado tem os educadores se adaptando a esse novo cenário tecnológico, do outro lado tem a EAD tentando se parecer cada vez mais com o ensino presencial.
3º Ponto- Ambiente e suas mudanças com o Ensino Presencial e a Distância.
Tem-se visto ambientes virtuais de aprendizagem cada vez mais parecidos com salas de aula e tecnologias de ponta usadas para aumentar a capacidade de interatividade entre alunos e professores diminuindo a sensação de distância, tornando as duas modalidades distintas de educação, onde o objetivo eram seguir caminhos paralelos coexistindo perspectiva de fusão. A EAD com sua metodologia um tanto questionável e, do outro, a educação presencial com poucos recursos e resistente a