O Papel do Profissional de RH no Processo de e-learning
Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas Turma 5
O papel do profissional de
Recursos Humanos no processo de e-learning
Lucia da Costa Vaz
Orientadora: Profa. Dra. Liliana Vasconcellos
São Paulo – 2010
À minha familia, razão de minha existência.
AGRADECIMENTOS
À minha orientadora, Profa. Dra. Liliana Vasconcellos pelo apoio durante toda elaboração deste trabalho.
Aos meus colegas do curso de Pós-Graduação da FIA – Fundação Instituto de Administração por compartilharem informações, pelas indicações de pessoas para as entrevistas na elaboração da pesquisa e por todos os momentos de aprendizado que passamos juntos.
A Aline Barros, João Alves, Madalena Paim, Carla Honda, Rodolfo Martin, Paulo Audician e Patricia Curty meu especial agradecimento por terem dedicado seu tempo contribuindo para este trabalho.
A Deus pela oportunidade de estar viva.
Aos meus pais, que com muito esforço me fizeram chegar até aqui.
Ao meu esposo Rubens Vaz pela compreensão e apoio nos momentos de dedicação a elaboração deste trabalho e ao Pedro e a Maria Eduarda por simplesmente existirem.
RESUMO
As organizações tem realizado ações para se manterem competitivas nos mercados em que atuam e para tanto vem investindo em programas de treinamento e desenvolvimento através de seus programas de EAD. Neste cenário, nota-se a área de Recursos Humanos participando efetivamente como parceiro estratégico exercendo atividades de planejamento e condução das iniciativas de desenvolvimento da força de trabalho das organizações. O e-learning vem mostrando-se como um dos pilares das iniciativas de T&D que vem ganhando força nas prioridades de organizações que investem no desenvolvimento do capital humano e acreditam ser as pessoas