redes de comp
E-RH: O IMPACTO DA TECNOLOGIA PARA A GESTÃO COMPETITIVA DE
RECURSOS HUMANOS
Tatiana Ribeiro da Costa 1
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Fischer 2
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. André Luiz Fischer, é o resultado final da disciplina EAD-601 - Trabalho de Conclusão de Curso II. Este trabalho tem como objetivo descrever a teoria do e-RH, ou Recursos Humanos Virtual, apresentando o processo evolutivo da área de Recursos Humanos (RH) até o estágio atual, no qual esta nova prática vem se ampliando.
Foi realizado um estudo exploratório e descritivo do tema e-RH, baseado na literatura recente, sendo, portanto, 100% baseado em dados secundários. Entre os dados secundários usados inclui-se: livros, artigos de revistas, artigos de jornais e artigos da Internet.
O e-RH é um tema que começa a ganhar espaço no meio empresarial internacional e que, em função dos avanços tecnológicos, tende a ganhar força nas empresas brasileiras também.
Assim, a proposta do presente trabalho é atualizar o meio acadêmico e trazer a discussão sobre este novo tema e sobre como os recursos tecnológicos podem manter o RH estratégico para o ambiente da universidade.
2. RESGATE TEÓRICO CONCEITUAL SOBRE RH
2.1 Histórico
Historicamente conhecida como Administração de Pessoal, a área de Recursos Humanos é responsável, de modo bem genérico, por administrar as pessoas dentro da organização. A área surgiu da necessidade de controlar as pessoas que trabalhavam na organização, inicialmente em aspectos muito simples como horas de trabalhos, faltas e salários. De seu surgimento aos dias de hoje, a área foi ganhando inúmeras atividades, bem como maiores responsabilidades e maior importância para o sucesso da organização. Pode-se dizer que a área foi passando de operacional para estratégica.
Batelman e Snell (1999) oferecem uma visão histórica desta transformação: “Na década de 70, o trabalho de RH era manter suas empresas fora dos